9 alimentos veganos que são ricos em ferro

Você, que decidiu se tornar vegetariano ou vegano, deve ter ouvido essa frase: “você precisa de ferro, desse jeito vai ficar com anemia”. Realmente, o nosso corpo precisa de ferro. O problema é que muitos acham que o único modo de absorver esse nutriente é consumindo carne, quando existem muitos alimentos veganos que são fontes de ferro.

Alimentos veganos que são ricos em ferro

O ferro heme é encontrado nas carnes, enquanto o ferro não-heme está presente nos alimentos de origem vegetal. Porém, esse tipo não é tão fácil de ser absorvido quanto o ferre heme. Para isso, é necessário um consumo balanceado de alimentos veganos que são ricos em ferro e também aqueles que possuem Vitamina C, que ajudam na absorção do nutriente.

Lembrando que o consumo ideal de ferro por dia é 15mg para mulheres com menos de 50 anos; 30mg para grávidas; e 10mg para mulheres após a menopausa e homens de qualquer idade. De qualquer forma, consulte um médico para te dar a recomendação certa.

1 – Couve

É muito comum que vegetarianos e veganos busquem o ferro comendo couve. Além de possuir esse nutriente, a folha também é rica em cálcio, ajudando o fortalecimento dos ossos.

2 – Tomate

O tomate é fonte de ferro, cálcio, potássio, fósforo, vitamina A, C e licopeno.

3 – Damasco

Essa fruta desidratada é rica em ferro e fibras, ajudando também a regular o seu intestino. Pode ser consumido em saladas de frutas ou sozinho.

4 – Trigo

O trigo é um dos cereais ricos em ferro. Ele pode ser consumido de diversas formas, como nas massas.

5 – Quinoa

Quinoa é um grão muito importante para quem segue uma alimentação vegana. Pode ser consumida no lugar do arroz ou em receitas.

6 – Feijão

Feijão preto, fradinho, branco, carioca e demais tipos são importantes para absorver esse nutriente.

7 – Beterraba

Há quem torça o nariz para esse legume, mas é necessário. Se não gosta de comer esse alimento em pratos salgados, vale a pena fazer pães, bolos e smoothies.

8 – Tofu

Além do ferro, o tofu é rico em proteínas. Ideal para usar em pastinhas ou no lugar do requeijão.

9 – Lentilha

Um alimento rico em muitos nutrientes, econômico, saboroso e livre de gorduras. Pode comer no lugar do feijão ou em sopas.

Dicas para absorção

Frutas Cítricas

Ricas em Vitamina C, fazem bem para a saúde e ajudam você a absorver melhor o ferro.

Kiwi

Ele não é rico em ferro, mas melhora a absorção do nutriente. Pode comer a fruta ou fazer um suco.

Esses são alguns dos alimentos veganos que são fontes de ferro, há muitos outros. O que achou dessa dica? Comente!

Compartilhar