Inspirada na campanha norte americana, a Black Friday Brasil vem acompanhada de muita propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a preços bastante atrativos. Nesse artigo, vamos contar um pouco sobre a origem do evento, e seu impacto na nossa realidade.
O que é a Black Friday e quando acontece?
O evento originado nos Estados Unidos, acontece após o dia de Ação de Graças, um feriado nacional que tem o intuito de agradecer pelo ano vivido. O evento serve para movimentar o comércio e iniciou-se com a venda de mercadorias antigas para repor o estoque para o ano seguinte. Além disso, também era uma forma que as lojas tinham de tentar fechar o caixa de forma positiva.
A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro (em 2020 acontecerá no dia 27), e é uma forma de limpar os estoques para receber novas mercadorias de natal e ano novo.
A campanha chegou ao Brasil em 2010 com a ideia do publicitário Pedro Eugênio, que participou da edição da promoção de 2009 e implantou a ideia no seu site, o Busca Descontos. O site foi criado um pouco antes, em 2006, com a proposta de unir todas as ofertas da internet num lugar só.
Inicialmente, apenas 50 lojas on-line aderiram à campanha. Elas chegaram a vender R$ 3 milhões na data. O clima foi tão positivo entre as redes participantes que em 2011 a ideia era repetir a iniciativa. Esperava-se faturar pelo menos R$ 15 milhões. Mas chegou-se à cifra de R$ 100 milhões. A partir daí o crescimento foi uma consequência natural. Lojas físicas também aderiram. Outros sites de vendas entraram na campanha, mas dessa vez cada um por si, sem estar atrelado ao site Busca Descontos.
No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera da abertura para conseguir os melhores descontos. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.
Não há uma definição exata de como surgiu a expressão, mas há teorias de que a denominação surgiu no início dos anos 1990 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, segundo diversas fontes. Os comerciantes precisavam desovar estoques e criaram a data de promoções. Muitas pessoas se dirigiam às ruas e os congestionamentos eram enormes. Com a segregação racial muito forte por lá e por achar que pessoas negras estavam ligadas à multidão, a polícia começou a usar a expressão para denominar os problemas que poderiam ocorrer.
O termo, porém, já foi associado antes dos anos 90 com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o fim do ano.
Nos últimos tempos, as discussões sobre a possível associação entre o termo Black Friday (sexta-feira negra/preta) com o racismo tem sido levantadas, e embora não haja confirmação sobre essa relação, é importante que esse assunto seja discutido para que possamos trazer mudanças significativas para a vida das pessoas que são afetadas por essas escolhas. Mudar palavras não será o que fará a diferença no mundo, mas com certeza serão passos a serem percorridos.
Por que a Pacco criou a Eco Friday?
Apesar da origem do termo Black Friday, não ser exata quanto ao seu significado, estamos numa era de mudança de velhos estereótipos, e a PACCO acredita que o progresso está na mudança de pequenos hábitos que por muitas vezes não são saudáveis e causam um impacto negativo para certas pessoas.
Dessa forma, a PACCO decidiu seguir a tendência global de conscientização sobre como as nossas escolhas e atitudes impactam o mundo a nossa volta, e lembra que nossa missão é tornar o mundo um lugar com menos plástico, menos produção de lixo, com mais uso consciente e consumo de produtos reutilizáveis e de alta qualidade. Então ressignificamos nossa Black Friday, para ECO FRIDAY, criando a oportunidade de oferecer valores mais acessíveis para que você e mais pessoas possam nos ajudar na nossa missão!
Mas também não podemos esquecer que a ECO FRIDAY, não é apenas sobre oferecer super descontos, é sobre propósito, e é por isso que também estamos pensando na logística que é necessária para que nossos produtos cheguem até você de forma sustentável. A PACCO tem o cuidado e o compromisso, junto com a EU RECICLO de reciclar as embalagens enviadas. E você também têm um papel muito importante nesse processo. Na hora de fazer suas compras na sexta-feira, preze por empresas que busquem trazer uma resposta sustentável para o consumo de produtos. Juntos podemos fazer mudanças muito significativas para o nosso planeta, sejam elas físicas ou conceituais.
Aproveite a ECO FRIDAY e garanta a sua térmica com até 50% OFF!
Fonte:
InfoEscola
Estado de Mina Economia