O inverno chegou! Mas, para não passar este período debaixo do cobertor, veja 10 dicas de como aproveitar este tempo frio:
1. Festivais de sopa
Sopas são ótimas opções para quem quer comer sem culpa. Os pratos são leves e costumam ser a primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa num prato quente para o inverno. Existem vários festivais de sopa durante o inverno. Nos bufês, opções como caldo de mandioquinha, caldo verde, sopa de ervilha, creme de quatro queijos, creme de cebola e canjica.
2. Fondue
Se a ideia for sair da dieta, os inúmeros tipos de fondue são a melhor opção. Servido quente nas versões doce (de chocolate ou Nutella, por exemplo) e salgada (de carne e queijo, em geral), o prato suíço faz sucesso, especialmente entre os casais. Tem ainda alguns restaurantes que servem a receita no esquema de rodízio.
3. Bebidas quentes
Opções de cafeterias não faltam. Além do café ficar mais gostoso no frio, outra boa aposta é uma xícara de chocolate quente e cremoso -seja o docinho ou o mais amargo.
Para aqueles que apreciam os hábitos da realeza britânica, o chá pode ser outra ideia. Algumas casas acrescentam licor de cachaça ou vinho tinto para deixar a tradicional bebida ainda mais quente. Há ainda os drinques que brincam com fogo -literalmente. Alguns bares da cidade servem suas bebidas exóticas em chamas.
4. Restaurante com lareira ou aquecedor
Ainda entre as opções do que comer e beber, vale a pena buscar os bares, restaurantes e pizzarias com lareiras e aquecedores. Nos dias e noites mais frios, é uma boa pedida desfrutar de ambientes com temperatura agradável enquanto saboreia a comida. Alguns oferecem até mantas de inverno, caso a escolha seja pelo ambiente externo.
5. Cinema
Existem inúmeras salas de cinema, mas tem algumas onde o conforto é maior e fica parecido a assistir um filme em casa. Cadeiras mais confortáveis, "camas" para deitar, sozinho ou acompanhado, bar dentro da sala, onde é possível tomar um drinque ou comer um petisco sem incomodar ninguém.
6. Dançar
Para espantar o frio, por que não dançar ritmos quentes? Tem bares e baladas que são aconchegantes e ainda aqueles que tocam estilos de música agitados como samba, salsa e sertanejo, fazendo a temperatura subir. Para quem prefere algo mais calmo, há ainda a opção do jazz. O som de trompetes, saxofone, piano e baixo, parece agradar ainda mais quando a temperatura cai.
7. Boliche
Fazer atividades ao ar livre não é muito atraente no frio. Por isso, jogar boliche é uma boa pedida: um programa em lugar fechado, bom para reunir um grupo de amigos. E vários boliches ainda têm restaurantes e bares para quando bater a fome e a sede.
8. Banho de ofurô
A pele sente os danos causados pelo frio. Mas, além de tratamentos para protegê-la dos dias secos, um banho relaxante nas águas quentinhas de um ofurô, uma massagem com pedras quentes e um "day SPA" combinam muito com o inverno.
9. Festivais de inverno
Aproveitar os vários Festivais de Inverno é outra ótima opção. Eles reúnem tudo: shows, belas paisagens e muita comida. Alguns dos mais conhecidos são: Festival de Campos de Jordão (SP), Paranapiacaba (SP), Monte Verde (MG) e Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo em São Paulo (SP). Também tem o festival de inverno de Bonito (MS), Nova Friburgo (RJ), Juiz de Fora (MG) e Gramado (RS).
10. Doar
Quando a temperatura cai, quem mais sente são os que dormem nas ruas. É um bom momento para separar aqueles casacos, blusas e cobertores que não são mais usados e doar para quem precisa. Vale entregar na rua mesmo ou participar de ações e campanhas de agasalho na sua região.
Fonte: Folha de S. Paulo