7 motivos para incluir água com gás no próximo jantar
Quem programa um jantar ou uma pequena reunião em casa com os amigos geralmente providencia refrigerante, suco e cerveja. Mas os mais precavidos jamais se esquecem de um item fundamental: água com gás. Isso porque quem entende de boa mesa sabe que a bebida gaseificada tem uma série de vantagens que transformam o momento em uma experiência mais marcante. Listamos 7 benefícios que você precisa saber antes do próximo jantar. Confira:
1) Prepara o paladar
Já reparou que cafeterias costumam servir um copinho de água com gás junto com o café? Isso não é à toa. A água ajuda a preparar o paladar e realçar os sabores. "Ela atua limpando nossas papilas gustativas, fazendo com que aproveitemos melhor o sabor. Esse truque também vale para apreciarmos bem o sabor de vinhos", explica a nutricionista Paola Cutolo. Uma forma de sempre levar a água com gás geladinha com você é mantendo ela numa garrafa Hydra, assim ela sempre estará na temperatura ideal na hora de beber!
2) Boa aliada após as refeições
Segundo Paola, a água gasosa natural tem outra vantagem importante. "As pequenas bolhas quando chegam ao estômago estimulam seu funcionamento, aumentando a sua secreção e esvaziamento, podendo então melhorar a sensação de digestão", afirma. Com o Thermocup você aproveita a água gaseificada por mais tempo, uma vez que com a tampa o gás se dissipará mais lentamente, e você ainda terá sua água gelada por mais tempo também!
3) Opção ao refrigerante
Quem é adepto da água com gás já deve conhecer e para quem nunca provou, fica a dica: misturar meio limão espremido no copo e completar com água gaseificada resulta em uma bebida refrescante. "É uma ótima estratégia para aquelas pessoas que querem abandonar os refrigerantes", afirma a nutricionista Roberta Nogueira.
A dica dela é apresentar para crianças misturas variadas, utilizando suco de frutas natural, água com gás e gelo. Você também pode transportar sua água gaseificada no Tumbler e utilizar o infusor para adicionar o limão ou outras frutas para saborizar sua água. Como ele vem com uma peneira interna, não corre o risco de engolir nenhum pedacinho dos componentes. Sua água refrescante, saborizada e geladinha!
4) Pode ajudar na sensação de saciedade
Pesquisadores da Universidade de Hyogo, no Japão, descobriram que 900 mililitros de gás são liberados em 250 mililitros de água, o que pode causar uma sensação de saciedade e estômago cheio em algumas pessoas. Essa sensação pode contribuir com uma redução do consumo alimentar, ajudando aquelas pessoas que costumam comer além do necessário, segundo Roberta.
"A água gasosa gera uma pequena dilatação no estômago, causando uma sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ajudar nos sintomas de dispepsias (azia) e dificuldade de digestão", explica a nutricionista Roberta Nogueira.
5) Não contém calorias
Água Mineral (com ou sem gás) não possui calorias, assim, pessoas que estão de dieta podem consumi-la sem peso na consciência. "A dica é variar a apresentação, colocando folhas de hortelã, alecrim e gengibre", ensina Roberta.
6) Combina com qualquer momento
É importante escolher uma água naturalmente gaseificada, ou seja, quando o gás vem direto de fontes. O gás desse tipo de água é mais suave se comparado com o da água gaseificada artificialmente, segundo as nutricionistas. Por isso, esse tipo de água harmoniza bem com diferentes tipos de prato e com os melhores momentos.
"Ao escolhermos uma água gaseificada, é recomendável sempre verificarmos o rótulo e optarmos pelas naturalmente gasosas, ou seja, empresas que envasam a água que já brota com dióxido de carbono direto da fonte. Elas tendem a ser mais leves, diminuindo a sensação de inchaço em pessoas mais sensíveis", orienta Paola Cutolo. Mas o ideal mesmo seria adquirir uma máquina que gaseifica a sua própria água, assim evitando o consumo de garrafas plásticas. Também precisamos pensar no consumo consciente e sustentável.
7) Não causa celulite
Ao contrário do que muitos pensam, a água com gás não causa celulite. É o que afirma a nutricionista Paola Cutolo. "Essa associação é feita, pois o refrigerante que também é gaseificado pode, sim, piorar a situação. O responsável pela piora da circulação e o acúmulo de gordura é a alta quantidade de açúcar refinado, sódio (muito presente nas versões lights desses produtos) e outras substâncias artificiais.
Por outro lado, a água gaseificada não contém nenhum desses componentes e o consumo elevado de água pode até ajudar a diminuir a aparência de casca de laranja da pele", afirma.
Fonte:
Artigo Metrópolis