Pequenas práticas podem impactar positivamente o corpo, a mente e o emocional. E conforme caminhamos para mais um ano imprevisível, estas dicas vindas de culturas ao redor do mundo podem ajudar a desenhar uma jornada de autocuidado inigualável.
Confira uma curadoria de dicas sobre como aproveitar o máximo deste ano olhando para si.
Arrume a cama - Pessoas com alto índice de rendimento confirmam que arrumar a cama todos os dias pode trazer benefícios, como uma sensação de realização logo pela manhã, o que impulsiona outros hábitos saudáveis, além de trazer tranquilidade na hora de dormir. Ao arrumar a cama, prenda o lençol de cima no colchão, deixe uma folga de cerca de 20 centímetros para criar um "bolso" na parte de baixo, permitindo que os pés tenham liberdade para se mover.
Acalme a mente - Dr. Marc Milstein, especialista em sono, mindfulness e saúde cognitiva afirma que é normal que o nosso cérebro acorde diversas vezes durante a noite, porém voltar ao sono pode ser um desafio. "Cerca de 15 minutos de mindfulness na hora de dormir ajudam a acalmar a mente e a melhorar o sono ao longo da noite, conforme apontam diversos estudos.
Crie uma rotina para "desligar" - Traga a experiência de "desligar" para a sua casa e prepare o ambiente para uma boa noite de sono. Este ritual pode incluir fechar as cortinas, trocar os aparelhos eletrônicos por um livro, acender uma vela e até se aventurar com óleos essenciais. O óleo de lavanda combate a insônia e melhorar a qualidade do sono e o de gerânio para aliviar a ansiedade e relaxar os músculos. Dilua três gotas do seu óleo essencial preferido em 100ml de água e borrife em seu travesseiro (ou em um lenço de papel e coloque dentro da fronha) para uma noite tranquila de sono.
Crie momentos de mindfulness - Pesquisas indicam que os benefícios do mindfulness estão ligados à habilidade de reduzir a resposta do corpo ao estresse. Embora o conceito seja intimidador para alguns, pequenos passos podem contribuir para criar a base de uma rotina mais benéfica.
Crie uma prática diária: Para transformar a meditação em rotina, Sandie Johannessen, recomenda começar de forma gradativa. Três a cinco minutos por dia ajudam a criar o hábito e, então, você pode aumentar a dedicação quando se sentir confortável. Johannessen indica também experimentar a meditação guiada para aprender as técnicas de respiração e visualização. Se você está se sentindo perdido, o pranaiama (exercício de respiração) pode te ajudar a preparar a mente para a meditação.
Meditação guiada: Não importa se você irá se dedicar antes de sair da cama, em sua mesa de trabalho ou antes de dormir, a meditação é uma ferramenta poderosa. Está desejando viajar? Imagine que está de férias em Maui em uma meditação em estilo havaiano guiada pelo especialista em corpo e mente.
Fonte: Vogue Brasil