VÁRIOS MOTIVOS PARA SE ORGULHAR
No mês de junho comemora-se o Orgulho LGBTQIA+, mas você sabe por quê?
O grande motivo é a data 28 de junho de 1969, quando o bar Stonewall Inn (NY), frequentado por gays, lésbicas e transexuais foi "invadido" por uma batida policial, coisa frequente no lugar, mas nesse dia as coisas não sairiam como planejado. A polícia, acostumada a repreender os frequentadores com truculência, dessa vez recebeu o seu troco.
Tanto os clientes do bar quanto uma multidão de simpatizantes iniciaram uma onda de protestos que se replicariam em outros estados e dariam voz a uma comunidade até então marginalizada e invisível à sociedade (não podemos esquecer que nessa época a homossexualidade ainda era vista como crime na maioria dos estados).
A partir desses acontecimentos a comunidade LGBTQIA+ iniciou um processo de ressignificação e passou a reivindicar seu espaço, a assumir sua identidade e se orgulhar disso. E o que é o orgulho? Nada mais é do que a sensação de pertencimento, de grande satisfação com o próprio valor, algo que todos deveríamos ter, independente de gênero, cor ou orientação sexual!
Orgulho de fazer parte
É comum falarmos sobre "que mundo deixaremos para as próximas gerações" e a melhor resposta é feita com ações. Queremos deixar para a próxima geração um mundo em que todos tenham orgulho de pertencer e o melhor caminho tem raízes profundas na igualdade, respeito, diversidade e inclusão, liberdade e equidade, e no acolhimento.
Atitudes que transformam
Ninguém é obrigado a concordar com tudo o tempo todo, mas é preciso sempre estar aberto ao diálogo e exercitar a empatia de forma constante.
É um exercício em que todos os lados ganham. E tudo começa com o respeito.
Mas lembre-se, discurso de ódio não é liberdade de expressão!
Uma sociedade baseada na igualdade, em que o justo é, no mínimo, o direito de existir sem perseguição, não pode ser conivente com uma retórica extremista.
Abrace a diversidade e a inclusão!
Ajude a construir uma educação sem homofobia nem discriminação, aonde as crianças aprendam a valorizar a qualidade de cada um, enxergando além do gênero, raça ou crença.
A beleza da diversidade está nas infinitas possibilidades de troca de conhecimento, ideias, riquezas culturais que são limitadas cada vez que se dá espaço ao preconceito.
Se possível, ensine tudo isso aos adultos também! Todos somos influenciadores das pessoas que estão a nossa volta.
Para alguns, basta ser tolerante, mas o mundo de hoje pede o acolhimento, principalmente aos mais fragilizados, que não tem abrigo físico ou emocional apenas por não se enquadrarem nos padrões que a sociedade impõe.
Escute com empatia e compaixão, ajude quando puder e apoie instituições que trabalham para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, seja capacitando-as para melhores empregos ou simplesmente oferecendo um lugar seguro.
Orgulho que dura mais do que um mês
Você já reparou como ver um arco-íris nos traz uma sensação de alegria, um quê de esperança, uma vontade de sorrir? E você nunca quer ver sozinho! Sempre dá vontade de chamar alguém, de mostrar, de compartilhar. Todos e todxs deveriam poder se sentir assim, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. É a felicidade de estar bem consigo mesmo, de se orgulhar e compartilhar com um mundo baseado no respeito.
Por isso levantar a bandeira LGBTQIA+, com toda as suas cores, não é algo para apenas um mês, nem para somente uma comunidade. É uma tarefa para toda sociedade, para sermos hoje o mundo que queremos deixar para a próxima geração.
Criado em 2008, o Angels Volley - @angelsvolley - promove a autoestima, a integração social, o incentivo à vida saudável e a luta contra a LGBTQfobia. O esporte traz um lugar de apoio e pertencimento para todos que lutam constantemente para terem voz e serem vistos como iguais.
Conheça a edição limitada de garrafas Somos Todas As Cores.
Parte da venda será revertida para apoiar o Angels Volley a continuar a levar o esporte e a tolerância a todos os lugares!