Com a chegada de um novo ano, muitas famílias enxergam uma oportunidade para rever as suas realizações e definir novas metas. No entanto, esquecem de incluir as crianças nessa atividade tão importante para o fortalecimento de suas habilidades.
Ainda que não exista nenhum problema em não ter o futuro traçado, elaborar pequenas metas alcançáveis pode ser uma opção interessante para que as crianças se sintam valorizadas, encorajadas, capazes e conheçam melhor as suas emoções.
Segundo estudos, confiar aos pequenos a realização de tarefas contribui para a construção de valores que são essenciais para a formação como ser humano, desenvolvendo aspectos como disciplina, responsabilidade, autonomia, dedicação, organização, cooperação, autoconfiança, compromisso e determinação. E para isso, os pais devem acompanhar em cada etapa do processo do planejamento das ações.
Se a criança está de férias da escola, o momento é perfeito para definir objetivos. Isso vale tanto para metas escolares quanto pessoais. Mas, caso ela já tenha voltado às aulas, ainda dá tempo de estabelecer metas diárias para os próximos meses ou até para o ano todo.
Dicas de como você pode ajudar o seu filho a ter metas realizáveis:
1 ) Permita que a criança crie as próprias metas
Crianças são muito mais propensas a alcançar objetivos e fazê-los com alegria quando foram elas quem definiram suas próprias metas. Isso não significa que você não deve se envolver. Seu papel é apoiar, estruturar e desenvolver a meta, enquanto o papel de seu filho é iniciar a ideia. E se ele tiver dificuldades, sugira os sonhos e aspirações que você tem ouvido dele.
2 ) Desmembre as metas em pequenas tarefas
A melhor forma de concretizar as metas é fazendo com que elas sejam divididas em pequenas atividades diárias ou semanais. Isso permite que a criança consiga realizá-las com mais facilidade, enxergue o seu progresso e tenha mais motivação.
3) Torne a concepção de objetivos um trabalho contínuo
Às vezes, nós não alcançamos nossos objetivos e nossos filhos também não. Mas esse não deve ser um motivo para desistir de tentar novamente. Falhar pode ser uma lição importante, uma forma de entendermos os nossos pontos fortes e fracos e uma maneira mais assertiva de definir uma nova linha de ação.
4) Estimule a criação de metas voltadas para a conscientização ambiental
Já ouviu falar que as crianças são o futuro do planeta? Desde cedo, é importante que elas incorporem em seus hábitos algumas atitudes simples, porém, capazes de mudar o mundo.
Ensine sobre a reciclagem, desperdício e consumo consciente. Experimente trazer na rotina da criança produtos que sejam duráveis e sustentáveis para que ela entenda a importância da reutilização.
Na PACCO, possuímos uma linha de produtos infantis, como lancheiras, garrafas e mochilas, para acompanhar o seu filho não só na escola, mas em todos os momentos do dia a dia. Assim, tornando as brincadeiras mais leves e saudáveis e, principalmente, estimulando o senso de responsabilidade com o nosso ecossistema.
Afinal, o cuidado e o respeito com o planeta é um dever de todos.