Cultura é: "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Ou seja, é toda forma de criação e tradição criada exclusivamente pelo Homem, que ao contrário dos demais animais, possuem racionalidade e consegue discernir o certo do errado, moral do amoral, ético do antiético, podendo ir até mesmo contra seus extintos.
Além de existirem várias outras definições de cultura, como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade. Ela passa a ser um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo, a sociedade gosta de fazer parte de pequenas tribos, nelas muitas vezes eles se sentem acolhidos ou encaixados. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal. Já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito. E se for significativa para o sujeito, ele passa a guardar para si ou elabora uma forma de adaptá-lo aos valores do grupo que pertence, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva ou o desprezo de suas ideias.
A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. O acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo. Tornando rotineiro o acesso a novas tradições e ideologias.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
O contato com culturas diferentes também modifica alguns aspectos de nossa cultura. O processo de aculturação, onde uma cultura absorve ou adota certos aspectos de outra a partir do seu convívio, é comum em nossa realidade globalizada, onde temos contato quase perpétuo com culturas de todas as formas e lugares possíveis.
O Brasil é um país rico em cultura devido a suas origens que unem povos tão distintos como o europeu, o africano e o indígena. Por isso, conhecer a cultura também é conhecer mais sobre o país e a trajetória que nos torna o que somos hoje. A arte também conta histórias: pinturas rupestres contam como os seres humanos viviam há milhares de anos; peças de artesanato do período da escravidão nos mostram de forma mais explícita a condição de vida dos negros na época; textos e livros refletem a cultura e a forma como se davam as relações humanas em diferentes momentos históricos. Tudo isso é informação. Garantir que mais pessoas tenham acesso à cultura também estimula os estudos, aumenta a bagagem cultural (significativa para a vida pessoal e profissional) e pode ter impacto na decisão de carreira dessas pessoas.
A indústria cultural é um setor vasto, pois não é formada apenas de galerias, teatros, museus e espetáculos. Ela pode incluir filmes, oficinas e outras atividades de baixo custo ou gratuitas e que não exijam conhecimentos prévios do expectador.
Identidade nacional
O que nos torna brasileiros? A cultura nacional, mistura de diversas tradições e costumes de nacionalidades diferentes, é também a nossa identidade. O que nos aproxima, mesmo diante das diferenças, é a paixão por nossas praias e também por nossos sertões, nossos trejeitos calorosos, toda a variedade musical criada pelo povo, e a língua portuguesa com todos os seus sotaques e características regionais de cada parte do país. A cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade nacional e unir o povo por meio de suas diferenças. Afinal, a cultura é a nossa maior riqueza.
Fonte: Tutano, Siará News, Mundo Educação