Paccoby
O dia mundial dos oceanos, 8 de junho, é uma data de conscientização da importância dos oceanos para a sobrevivência humana. Datas assim nos lembram de quanta responsabilidade temos na preservação do planeta e do quanto também já destruímos.

Quando olhamos a vastidão dos oceanos, é fácil pensar em abundância de recursos, de vida marinha, da água a perder de vista, afinal, os oceanos cobrem mais de 70% do planeta. Quase toda a água que temos na Terra está aí e praticamente todo o oxigênio que respiramos veem dos oceanos também. Nossas vidas estão ligadas a eles bem como nossa sobrevivência
Paccoby
Os oceanos além de fazerem parte do ciclo do carbono, ainda absorvem o calor gerado na Terra, auxiliando a regulação da temperatura e do clima. Mas tudo tem um limite, o aumento de calor e excesso de dióxido de carbono gerado pelo efeito estufa está alterando a química da água, tornando-a mais ácida, além de forçar a vida marinha a se adaptar.

A pesca excessiva é outro fator que prejudica os oceanos. O volume de peixes e outras espécies marinhas que é retirado é enorme, causando a extinção de algumas espécies e o desequilíbrio do ecossistema.

Uma das piores formas de pesca é a de arrasto, que além de retirar muito mais do que precisamos, ainda está causando a desertificação do fundo do mar, matando corais, acabando com a fauna e alterando o solo oceânico. Quer imaginar o estrago?

Apenas uma rede de arrasto pode varrer uma área equivalente a cinco mil campos de futebol em uma única pescaria!
Paccoby
E não podemos esquecer do plástico... Estima-se que aproximadamente 200 quilos de lixo plástico são jogados nos mares a cada segundo!

A cada ano, 100 mil mamíferos marinhos e um milhão de aves aquáticas morrem por confundir resíduos plásticos com alimentos.
O plástico também se desintegra, virando micro plástico, que é absorvido pelos peixes e depois ingerido pelos humanos. Ou seja, o plástico que você joga volta para você!
Paccoby
E o que você pode fazer para ajudar a preservar os oceanos e a vida marinha?

Aqui listamos 5 maneiras de começar a fazer a diferença:

1) Comece pelo que come!

Diminua o consumo de peixes. Se for consumir certifique-se de que são provenientes de pesca sustentável, que evita pesca no período de reprodução e que liberta os peixes pequenos. Diversas ONGs e comunidades de pescadores já trabalham dessa forma, basta se informar.
Paccoby
2) Cuide das nossas praias.

Quando for para praia, cuide do lixo que você gera. E mais que isso, conscientize quem estiver a sua volta, plante a semente da preservação sempre que puder! Recrute alguns amigos e aproveite algumas horas para limpar a praia que você tanto gosta.

3) Menos plástico menos lixo

Se plástico é um dos grandes poluidores dos oceanos, reduza o plástico na sua vida!
Prefira garrafas de água reutilizáveis. Não use copos plásticos descartáveis. Leve sempre sacolas ecológicas quando for ao mercado, tanto para usar para as frutas e verduras, quanto para carregar as compras que fez.
Você sabia que um dos pilares da nossa empresa é a sustentabilidade e a redução de lixo? Saiba mais aqui.
Paccoby
4) Tenha respeito pela vida marinha

Não compre peixes de água salgada para colocar em aquários. Não retire corais dos mares quando estiver mergulhando. Não compre bijuterias feitas da carapaça de tartarugas ou produtos derivados de tubarões e baleias. Você fica muito mais bonito por dentro e por fora quando é consciente do impacto do que consome.

5) Apoie causas que trabalhem para proteger os oceanos e espalhe seu conhecimento na comunidade em que vive

Existem diversas instituições e organizações que trabalham para preservar os oceanos, basta pesquisar a que mais faz sentido para você e apoiar suas ações. Nem sempre a ajuda precisa ser em dinheiro, seu tempo já é uma grande contribuição! E não deixe o conhecimento morrer com você. Conscientize sua família e amigos sobre a situação de degradação dos oceanos e como eles também podem fazer a diferença.

Paccoby