A Black Friday é uma tradição que teve origem na América do Norte. Ela acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos como um feriado para agradecer, comer e ficar em família. Por aqui não faz sentido comemorar a Ação de Graças, já que se trata de um evento que simboliza a colonização britânica da América do Norte, mas a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro e foi se disseminando por todo o mundo com o objetivo de estimular o consumo da população oferecendo descontos atrativos numa imensa variedade de produtos de todos os setores. No Brasil, iniciou oficialmente no ano de 2010, e desde então, anualmente tem uma data reservada no calendário.
Esse movimento vem trazendo muitas vezes um consumo impulsivo e desenfreado, que nos faz comprar algo que não precisamos ou que talvez nem quiséssemos tanto, mas que acabamos nos deixando levar pelas tais ''promoções imperdíveis'' e outras mensagens persuasivas.
Além desse impacto ambiental, são gerados inúmeros resíduos oriundos das embalagens dos produtos comprados: caixas de papelão, plástico, poliestireno e muitos outros materiais. Fora o desperdício provocado pela compra de algo que não se tem necessidade, por isso se iniciou o movimento Green Friday.
O movimento Green Friday surgiu há alguns anos na França, com a ideia da Envie, uma rede de empresas amigas do ambiente.
A Green Friday é uma alternativa que valoriza o "verde" em prol da Natureza, ao invés do "preto" do consumismo. Busca informar os consumidores sobre a importância de comprar de forma consciente.
Faz parte da Green Friday as seguintes ações:
- O incentivo para o consumidor não se influenciar pelas promoções da Black Friday.
- Estimular as empresas a doarem 10% do volume de seus negócios do dia, à alguma associação ética e sustentável (pelo meio ambiente, pelos animais, pela biodiversidade, pela erradicação da pobreza, combate à fome, etc).
- Promover consumo responsável.
Consumir é bom e necessário, porque é este o sistema em que vivemos. Mas é preciso ter consciência.
É por isso, que a PACCO decidiu seguir a tendência global de conscientização sobre como as nossas escolhas e atitudes impactam o mundo a nossa volta, e lembrar que nossa missão é tornar o mundo um lugar com menos plástico, menos produção de lixo, com mais uso consciente e consumo de produtos reutilizáveis e de alta qualidade. Não é apenas sobre oferecer super descontos, é sobre propósito, e é por isso que também estamos pensando na logística que é necessária para que nossos produtos cheguem até você de forma sustentável.
A PACCO tem o cuidado e o compromisso, junto com a EU RECICLO de reciclar as embalagens enviadas. E você também têm um papel muito importante nesse processo. Na hora de fazer suas compras, preze por empresas que busquem trazer uma resposta sustentável para o consumo de produtos. Juntos podemos fazer mudanças muito significativas para o nosso planeta, sejam elas físicas ou conceituais.
Agora que você já conhece a Green Friday, que tal se engajar neste movimento e praticar um consumo mais inteligente e lúcido, com a prática de escolhas mais saudáveis e ecológicas?!
Fonte: Super Interessante, Use Orgânico, GreenMe!