Você já ouviu falar na Copenhagen Fashion Week? Realizada na capital dinamarquesa, é conhecida como a semana de moda mais sustentável do mundo e se tornou um dos eventos mais esperados do calendário fashion.
Para participar dos desfiles, as marcas precisam atender diversos critérios que são baseados nas melhores práticas ecológicas internacionais. A ideia não é por acaso: a indústria da moda é conhecida por ser uma das mais poluidoras do mundo.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados anualmente no Brasil, podendo levar décadas ou até séculos para se decompor, ou ainda, gerando emissões prejudiciais ao meio ambiente a partir da incineração.
Além do aumento dos gases de efeito estufa, a indústria da moda tem um sério impacto sobre os recursos hídricos. De acordo com dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, são utilizados na produção 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente, o que equivale a 37 milhões de piscinas olímpicas.
Mas então, como mudar esse cenário e tornar a moda mais do que uma expressão de estilo, uma expressão de cuidado com o planeta?
1 - Apoie a moda circular
Isso inclui reciclar, reutilizar e prolongar a vida útil dos produtos. Compre roupas e sapatos de segunda mão em lojas vintage, brechós ou plataformas online, faça reparos em vez de descartar e considere a doação em vez de jogar fora.
2 - Escolha marcas sustentáveis
Valorize e apoie as marcas que priorizam a sustentabilidade. Isso envolve não apenas as escolhas de materiais, mas também práticas de produção éticas e transparentes.
Sempre opte por tecidos naturais: linho, seda, lã e algodão – se o algodão for orgânico, melhor.
3 - Incentive a moda local
Dê preferência a marcas locais e artesãos. Isso não apenas apoia a economia local, mas também reduz a pegada de carbono associada ao transporte e maquinários de produção de produtos.
4 - Avalie suas necessidades antes de fazer compras
Pergunte a si mesmo se você realmente precisa da peça que está prestes a comprar. Priorize qualidade sobre quantidade e escolha opções versáteis que possam ser usadas de várias maneiras.
5 - Os acessórios que você utiliza para complementar seu look também merecem atenção!
Dependendo de como são produzidos e de quais materiais são utilizados, alguns acessórios possuem um impacto ambiental considerável.
A PACCO oferece uma linha completa de produtos, desde bolsas, mochilas, garrafas e copos térmicos, feitos de materiais duráveis e sustentáveis, que acompanham todas as rotinas, complementam o look e cuidam do planeta.