Janeiro é um mês em que nos dedicamos a pacificação da mente para encontrar o bem-estar e começar o ano de maneira mais harmônica. O mês inclusive, é marcado por uma campanha que visa direcionar a atenção da sociedade à importância do cuidado com a saúde emocional, estimulando reflexões sobre o bem-estar psicológico e a necessidade de buscar ajuda quando necessário.
A campanha Janeiro Branco busca criar um ambiente propício para discussões abertas e acolhedoras sobre a saúde mental. Infelizmente, muitas pessoas ainda enfrentam barreiras para buscar ajuda, seja devido ao medo do julgamento ou à falta de informação sobre o assunto.
Vivemos em uma era onde as pressões sociais e profissionais podem impactar negativamente nossa saúde mental. Por isso, é essencial que dediquemos atenção a esse aspecto das nossas vidas de janeiro a dezembro.
A REALIDADE DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL
Pesquisas recentes, como a realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2021, confirmaram um aumento significativo nos casos de doenças mentais durante a pandemia. No Brasil, lideramos os casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguidos, respectivamente, da Irlanda e dos Estados Unidos.
Outro estudo desenvolvido em conjunto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que 40,4% dos brasileiros participantes estavam tristes ou deprimidos, e 50,6% ansiosos ou nervosos durante o período da pandemia.
Dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo, com aproximadamente 9,3% da população (cerca de 19,4 milhões de pessoas) sofrendo de ansiedade.
PREVENÇÃO É A MELHOR ESCOLHA
Cuidar da saúde mental vai além do tratar problemas já existentes; envolve também a prevenção, o autocuidado e a busca pelo equilíbrio emocional.
Na sua rotina inclua hábitos como:
- Valorizar a sua existência, reconhecendo seus pontos fortes;
- Realizar atividades que proporcionem prazer;
- Manter conversas honestas sobre a vida;
- Praticar alguma atividade física que lhe agrade;
- Cultivar amizades e conexões sociais;
- Encarar cada dia com otimismo e um sorriso;
A conscientização sobre a importância da saúde mental é um processo contínuo, e todos nós podemos contribuir para tornar esse tema mais acessível e livre de estigmas.
Lembre-se: O mundo muda se você mudar! Comece por cuidar de si mesmo.