Delicias que enchem o estômago e a alma!
Comer para ser feliz é possível! A dieta da felicidade promete (e cumpre) com o seu objetivo. Saiba quais são os alimentos que nos fazem sorrir e estar de bem com a vida!
Não é novidade que os alimentos influenciam no nosso estado de ânimo e humor. A ideia de que uma alimentação saudável pode nos trazer felicidade é um assunto polêmico, mas estudos comprovam que devemos sim investir na chamada "dieta da felicidade".
Imagine a cena: você teve um péssimo dia de trabalho, brigou com o namorado, está a maior chuva lá fora, seu coração está apertado e você está com vontade de comer: Uma fruta ou uma fatia de bolo de chocolate?
Quando estamos um pouco desanimados a vontade SEMPRE é a de comer um alimento mais calórico e nada saudável. A sensação de prazer ao comer doces, nem sempre é o melhor remédio na hora de apagar um incêndio, nessas horas o ideal seria fazer justamente o contrário: ingerir algo nutritivo e com muitas vitaminas de alegria!
Tudo que ingerimos desencadeia uma série de reações químicas. Uma alimentação equilibrada, a base de frutas e grãos, ajuda a combater os sintomas da depressão. E o consumo de carnes vermelhas e alimentos industrializados possuem o efeito contrário, favorecendo a aparição dos mesmos.
A comida industrializada carece de magnésio, vitaminas e outras propriedades que ajudam a criar neurotransmissores que nos dão ânimo e bom humor!
Você vai se surpreender com a lista de alimentos que podem nos fazer feliz! Claro que não significa que você tenha que abolir de vez aquela torta de doce de leite ou a pizza do domingo, mas sim consumi-los moderadamente. A ideia é fazer uma lista de compras orientada à felicidade: temos que comer COM a cabeça e PARA a cabeça!
DIGA SIM PARA A LISTA DE ALIMENTOS ABAIXO:
Grãos
É um dos alimentos de consumo diário! Lentilha, grão de bico, feijão! Esses alimentos são fonte de magnésio, um mineral essencial para produzir energia. Em quantidades equilibradas e aliados à prática de esportes nos ajudam a estimular a produção de serotonina, a substância que causam a sensação de prazer.
Mel
O mel é um ótimo substituto do açúcar, contém quercitina, um nutriente que reduz a inflamação do cérebro e ajuda a prevenir a depressão. Tem pouquíssima gordura e é ótimo para ser consumido quando estamos sem ânimo e com vontade de comer algo doce. Uma guloseima pra lá de saudável!
Castanhas e nozes
Se consumidas com moderação são ótimas para a liberação de serotonina: 3 castanhas no café da manhã e pronto: essa dose já vai nos ajudará a passar um dia feliz!
Chocolate Meio Amargo
A versão mais pura do chocolate. A partir de 50% de cacau o chocolate contribui para manter o sistema cardiovascular em forma. Um pedaço de 30 gramas de chocolate meio amargo ao dia pode SIM, te ajudar a ser mais feliz e satisfeito.
Coco
O coco fresco e natural contém triglicérides que beneficiam a saúde cerebral. Água de coco então, está liberadíssima na dieta da felicidade!
Frutas vermelhas
Morangos, framboesas, amoras, mirtilos: deliciosas e cheias de antioxidantes que ajudam a prevenir o funcionamento do cérebro. Esses antioxidantes bloqueiam outras enzimas que ralentizam a comunicação entre as células cerebrais.
Azeite de oliva extra virgem
Sempre! Ficou famoso como um dos ingredientes básicos da dieta mediterránea e não é à toa: seus beneficios são inumeráveis. É um potente antioxidante graças ao enorme conteúdo de vitamina E e polifenóis. Segundo especialistas, também melhora a memória!
Esses são alguns dos muitos alimentos que nos favorecem e nos prejudicam!
Faça um teste!
Se você se alimenta bem e este não é o seu problema, e sim, engordar, leia estas 10 dicas para NÃO engordar e relaxe!
Alimentos baixos em gordura
0%, low fat, baixos em calorias. Esses alimentos não contém gorduras, mas sim grande quantidades de sódio e muitas vezes, açúcar, que se consumido em excesso, desacelera o nosso sistema neurológico podendo nos levar à depressão. Além disso o açúcar nos dá uma sensação de inchaço e pode reter muitos líquidos. Ruim, né?!
Fast Food
Claro que não é novidade que Fast Food não faz bem para nossa saúde. Ao comer fast food consumimos altos níveis de açúcar, sais, gorduras, conservantes e colorantes. O que aumenta nossa irritação, agressividade e tristeza. Sem contar a obesidade e as substâncias cancerígenas! Pega leve no hambúrguer!
Adoçantes
Sejam eles líquidos, ou em pó: fique longe deles! Eles produzem uma diminuição dos índices de serotonina e despertam nossa vontade de ingerir carboidratos! Mel!
Açúcar refinado
Inimigo público número 1 da atualidade! Ao ser consumido, ele se converte em gordura e reage negativamente com a serotonina, diminuindo os níveis de energia do corpo e dando a sensação de cansaço. Ou seja, se você come algo com açúcar refinado com a intenção de recuperar energia, saiba que vai conseguir exatamente o contrário!
Cafeína
Uma e até duas doses de cafeína ao dia não é prejudicial, porém ultrapassar esta quantidade influi diretamente no nosso humor. Nervosismo, agitação, irritação, agressividade! Fuja dos refrigerantes que contém cafeína!
Álcool
Mesmo que possa relaxar a nossa mente, o álcool em excesso pode aumentar a depressão e a tristeza. O álcool rouba a água do nosso corpo e se somos 70% água, imagine o que ele faz como nosso metabolismo. Uma tacinha de vinho tinto ao dia, pode! Você vai fortalecer o seu coração sem prejudicar o seu corpo, mas nada de "beber para esquecer" porque no outro dia é você quem vai esquecer o porquê de haver bebido!
Dieta sem carboidratos
Eliminar totalmente os hidratos de carbono de sua dieta para perder peso e se sentir melhor é um grande erro quando o assunto é se sentir animado e bem humorado. A falta de hidratos faz com que o cérebro deixe de produzir serotonina com regularidade nos deixando tristes e irritados. Procure comer carboidratos de digestão lenta e naturais, como grãos e verduras!
Gordura Hidrogenada
Todas as frituras procedentes de fast food: batata frita, nuggets, palitos de mozzarela, geralmente são feitos com hidrogenados rico em gordura trans de origem animal e vegetal. O problema? Além de bloquear as artérias e impedir o correto fluxo de sangue ao cérebro, ela nos deixa desanimados e sem energia.