Provavelmente você já ouviu o termo "work hard", certo? O sentido aqui é bem literal: trabalhar duro para alcançar algo. Além de work hard está se tornando popular o termo "work smart", que seria entender o trabalho de uma forma um pouco diferente.
De forma bem resumida, work smart diz respeito a fazer a atividade certa na hora certa. Em outras palavras mostra que primeiro é muito importante que você tenha uma visão clara de toda a sua demanda e do que necessita a sua atenção de alguma forma (aqui não estou falando apenas de trabalho ok? Vida pessoal é tão importante quanto -ou mais que - vida profissional). Tendo uma visão clara de toda a sua demanda, você poderá escolher com mais facilidade onde se engajar, ou seja, escolher uma das mil e uma coisas que temos que fazer para ser o seu foco neste momento.
Como aderir ao "work smart"
Você deve estar pensando: tudo é urgente, eu tenho que dar conta de tudo pra ontem! Sim, nós iremos resolver diversas coisas durante o nosso dia, mas uma coisa por vez.
Aquele que trabalha "smart" não está trabalhando menos que aquele que trabalha "hard", muito pelo contrário. Trabalhar de forma inteligente com certeza pode trazer mais resultados do que trabalhar duro. Muitas vezes podemos trabalhar duro e não ver resultado, certo? Sabe aquele dia que você trabalhou muito, mas ainda fica aquela sensação de não ser bom o bastante? Talvez você tenha trabalhado hard, but not smart.
A nossa quantidade de trabalho não irá diminuir (a tendência é aumentar) e você não conseguirá zerar todo o seu trabalho. Não é esse o objetivo, mas sim ter certeza que você fez o que tinha que ser feito. Será que alguém que fez 10 tarefas no dia foi mais produtivo de quem fez 5? E se aquelas 10 não fossem as mais prioritárias, e aquele que fez 5 teve mais resultado, mesmo trabalhando "menos"?
Trabalhar apenas hard sem o smart, além de muitas vezes não se conseguir entregar o que é necessário, temos como resultado outras consequências como cansaço, estafa mental, problemas com sono, questões familiares, entre muitas outras.
Trabalhar duro faz parte do nosso progresso, mas se puder ser smart também, melhor ainda!
4 maneiras de trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil
Trabalhe com mais eficiência.
Por mais amplo que possa parecer este conselho, trabalhar com eficiência não é ciência de foguetes. Trabalhar com eficiência significa que você aprenderá a aproveitar os recursos e ferramentas que tem à sua disposição para tornar o trabalho um pouco mais fácil.
Esses recursos e ferramentas podem incluir qualquer coisa, desde planilhas do Excel a um simples bloco de notas e seus próprios colegas de trabalho. No final do dia, todos nós precisamos de ajuda às vezes e não há problema em tirar proveito dessa ajuda. Você não é seu único recurso e não deveria ser.
Faça melhor uso do seu tempo.
Todos nós pensamos que nunca temos tempo suficiente durante o dia e, honestamente, isso às vezes acaba sendo o caso. Às vezes, ficamos tão envolvidos com o nosso trabalho que, de repente, já é o fim do dia e percebemos que não fizemos tudo o que queríamos. Acontece.
É fácil perder a noção do tempo quando você está focado em uma tarefa. Mas, isso pode ser facilmente evitado. Agende seus dias antes mesmo de acontecerem - reserve um tempo em sua agenda para tudo o que precisa ser feito. Preencha o tempo entre as reuniões e registre quanto tempo realmente leva para você concluir essas tarefas. Isso é essencial para saber quando você pode fazer as coisas de forma realista.
Aprenda a compartimentar.
A compartimentalização é uma habilidade extremamente benéfica tanto na vida quanto no trabalho. Ser capaz de compartimentar suas prioridades na vida e no trabalho ajuda você a processar e fazer as coisas mais rapidamente.
Quando se trata de tarefas específicas de trabalho, dê uma olhada em sua semana de trabalho média - examine suas tarefas diárias, tarefas semanais, tarefas mensais e tarefas únicas aleatórias que aparecem de vez em quando. Depois de fazer isso, você pode criar uma programação para si mesmo com base no melhor horário para realizar essas tarefas. Encontre os espaços abertos no seu dia para preencher com tarefas diversas ou mesmo para dar uma pequena pausa (porque todos nós precisamos de uma pausa de vez em quando).
Automatize tarefas.
Automação é algo que acontece quando algo se torna um hábito - é algo que fazemos com tanta frequência que nossa memória muscular entra em ação e nem precisamos pensar ativamente em fazer isso. Por exemplo, pense em sua rotina matinal. A automação é considerada em nossa rotina matinal por meio de tarefas como tomar banho, escovar os dentes, tomar café da manhã, etc.
No trabalho também há tarefas que acabam sendo automatizadas. Por exemplo, um relatório que geramos todos os dias. Com essas tarefas, elas se tornam tão fáceis que exigem muito pouco esforço e tempo do nosso dia.
Em relação a tarefas maiores e mais demoradas, novamente, trabalhe com os recursos e ferramentas que você tem no trabalho e veja como eles podem ser automatizados. Dê uma olhada nas coisas que você pode delegar para ter um pouco desse tempo de volta.
Claro, todos os conselhos são mais fáceis de falar do que fazer. Ficamos presos em nossos velhos hábitos e a ideia de tentar algo novo pode ser realmente assustadora. Mas no final do dia, saiba que trabalhar de maneira mais inteligente é uma forma de pensar.
Temos que perceber que trabalho é trabalho. É o que fazemos, não necessariamente quem somos.
Sim, ainda queremos ter sucesso em nosso trabalho, mas você não deve se esgotar ou atingir níveis extremos de estresse no processo. A vida é muito curta.
Fonte: Call Daniel! GTG, Ichi.Pro