O que podemos fazer para transformar a nossa casa em um espaço com mais saúde? Quem não quer ter um lar saudável?!
Nosso lar é o nosso refúgio, onde devemos repor as nossas energias. Cuidar desse espaço é também cuidar da nossa saúde!
Pensar nisso não é algo novo, diversas culturas antigas e tradicionais utilizavam conhecimentos ancestrais, como o Feng Shui, radiestesia e a geobiologia, para a análise dos espaços e construção de edificações mais saudáveis.
Nos tempos modernos, com a industrialização e a padronização das construções como por exemplo, esses cuidados foram diminuindo, acrescentando a inserção de novas tecnologias, as doenças causadas pela influência das edificações sobre os indivíduos aumentaram.
Na década de 80, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Enfermo, um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.
Mas o que podemos fazer no nosso dia a dia para deixar os nossos lares mais saudáveis? Veja algumas dicas:
10 dicas para ter um lar saudável
1- Abra a janela
Renovar o ar é muito importante para ter ambientes mais saudáveis! Tente manter o hábito de abrir a janela ao acordar.
Se não puder deixar muito tempo, vinte minutos já são suficientes, o tempo de você se arrumar antes de começar seus afazeres diários.
2- Deixe a luz entrar
Ter acesso a iluminação natural e a vistas exteriores é altamente benéfico para a nossa saúde.
Quando temos contato com a luz do sol, nosso corpo produz vitamina D, melhora os níveis de melatonina e cortisol, aumentando nosso bem-estar.
3- Traga mais verde para o seu lar
As plantas tem um grande poder de purificar e melhorar a qualidade do ar interno, a Nasa listou as melhores espécies para este fim.
Além de deixar o ar mais limpo, as plantas aumentam o nosso bem-estar e diminuem o nível de estresse, por nos aproximar da natureza. Esse conceito de amor à natureza, chama-se biofilia.
4- Tire os sapatos ao entrar em casa
Boa parte da poluição entra nos nossos lares através dos sapatos. Outra boa estratégia para ter um lar saudável é ter capachos grandes.
5- Utilize materiais naturais e atóxicos
Muita gente não sabe, mas muitos materiais que usamos nas nossas casas podem ser prejudiciais a nossa saúde.
Tintas, vernizes, colas, madeiras compostas, emitem compostos orgânicos voláteis, os COVs, que agridem a camada de ozônio gerando impactos negativos ao meio ambiente e também sobre a saúde humana. Por isso, dê preferência a vernizes e tintas ecológicas.
Materiais naturais como fibras, madeira e bambu, além de atóxicos, também nos trazem conforto visual, por nos conectar a elementos da natureza (biofilia).
6- Cuidados com a água
Além dos cuidados tradicionais que devemos ter, como o uso de filtro para a água que vamos beber. O ideal também é tentar diminuir a quantidade de cloro de toda a água da casa.
Para quem mora em casa, pode-se instalar um filtro na própria caixa dágua. Para apartamentos, existem opções no mercado de filtros para chuveiros e torneiras.
7- Não esqueça de limpar o filtro do ar
O ideal é utilizar o máximo possível de ventilação natural, mas como na maioria do nosso país, temos altas temperaturas boa parte do ano, o uso do ar condicionado acaba sendo necessário.
Mas é preciso ter cuidado, a falta de limpeza do aparelho pode representar um grande risco para a nossa saúde, pois quando sujos, permitem a proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças respiratórias comuns, até quadros clínicos mais graves.
8- Proteja seu lar contra radiações nocivas
Equipamentos bastante comuns hoje em dia; como celular, TV, computador, micro-ondas, antenas de telefonia celular, emitem radiações que podem ser prejudiciais para a saúde: afetar o sono, alterar o metabolismo e até causar depressão.
Mesmo com consciência disto, já praticamente não podemos viver sem eles, então a dica é evitar aparelhos eletrônicos nos dormitórios, desligar o roteador durante a noite e sempre que não estiver sendo utilizado. Também vale desligar o serviço de dados do celular no mesmo período.
9- Limpeza ecológica
Você sabia que o uso frequente de produtos de limpeza convencionais pode contribuir para uma maior poluição em ambientes fechados do que o próprio ar livre? A maioria dos materiais de limpeza encontrados no mercado também emitem COV, que comentamos acima.
Dê preferência sempre a produtos biodegradáveis, ou faça você mesmo o seu material de limpeza. Vinagre, limão, bicarbonato de sódio e álcool limpam quase tudo, é só procurar receitas na internet.
10 - Horta em casa
Uma boa opção para ter um lar saudável é poder colher seu alimento na sua própria horta. Falta de espaço não é desculpa, existem várias ideias para fazer em pequenos espaços. Veja algumas dicas de como montar a sua.
Fonte: SustentArqui, Juliana Rangel