Natação é aquele tipo de esporte que reúne pessoas de todas as condições. A atividade não tem muito impacto, assim, até crianças, grávidas e indivíduos com problema nas articulações costumam se dar bem.
Os benefícios são muitos. E ela é considerada um dos esportes mais completos de todos, já que trabalha a função cardiorrespiratória, enquanto treina vários grupos musculares.
Confira, a seguir, as vantagens do esporte!
1. Estimula a perda de peso
A natação leva a um gasto energético intenso, promovendo a diminuição de gordura corporal e a perda de peso. Uma aula de 50 minutos chega a levar ao gasto calórico de 450kcal. Contudo, saiba que esses números variam para cada pessoa, pois fatores como a taxa metabólica e a intensidade da prática são grandes influenciadores.
2. Aprimora o sistema respiratório
No fundo, todos os esportes melhoram a condição cardiorrespiratória, porém, a natação nos obriga a regular a respiração da forma correta.
Ela fortalece os pulmões e ajuda na dilatação dos brônquios. Além disso, a posição horizontal do corpo nessa prática, em um ambiente de alta umidade do ar, produz menos ressecamentos das vias aéreas. A pressão da água, por sua vez, ajuda na expiração. Isso faz esse esporte ser altamente recomendado a quem tem asma ou bronquite.
3. Melhora a saúde do coração
Os movimentos feitos ao nadar fortalecem a musculatura do coração. A atividade ajuda na produção de óxido nítrico, gerando a vasodilatação e melhorando a circulação sanguínea. Com isso, o coração passa a bombear mais sangue, e os batimentos ficam mais estáveis. Para quem tem gordura nas paredes das artérias, como no caso da aterosclerose, a natação é bastante indicada.
4. Melhora as habilidades cognitivas e sociais
Ela ainda contribui para ganhos na coordenação motora, no desenvolvimento intelectual e em habilidades sociais. Para crianças, principalmente, isso é muito positivo. Além disso, ela é benéfica para o relacionamento da mãe com o bebê, por proporcionar mais contato físico e gerar a ele sensação de conforto
5. Tem baixo impacto
Outro grande benefício é o fato de a natação ser um esporte sem impacto, diferentemente de, por exemplo, uma corrida. Além de ossos e articulações não correrem riscos, eles ficam mais fortalecidos, o que pode aliviar dores causadas por doenças como artrose e artrite.
6. Tonifica os músculos
A água é mais densa que o ar. Isso significa que a força feita dentro da piscina é maior que ao ar livre. O trabalho promove resistência e tonificação dos músculos. Sem falar que a atividade consegue envolver vários grupos musculares simultaneamente, como abdômen, tronco, braços, glúteos, pernas e tórax.
7. Melhora o sono
A água também ajuda a relaxar. Atividades dentro dela costumam exigir muito esforço do corpo, promovendo aumento da sensação de sonolência e uma noite mais tranquila.
Como iniciar os treinos na natação?
O início de toda atividade física deve contar com a ajuda de um professor. Ele cria um plano, considerando o condicionamento da pessoa e suas necessidades relacionadas à perda de gordura e ao ganho de massa. O nutricionista também entra no programa. Ele ajuda com a alimentação, o que é muito importante para dar a energia que o praticante de natação precisa.
Com relação à frequência, de modo geral, a OMS recomenda, ao menos, 30 minutos por 3 vezes na semana. Contudo, a periodização de treinamento, a intensidade de cada sessão e o tempo de duração podem ser determinados de acordo com os objetivos e o estilo de vida da pessoa.
Consulte um profissional e inicie sua prática!
Fonte:
Portal Growth Supplements