Customizar é uma arte que sempre existiu. Quem nunca teve um caderno em que colou adesivos na capa ou fez desenhos? Ou quem já cortou as mangas da camiseta ou rasgou a calça jeans? Pois é, você já é um artista e não sabia!
Mas o termo é que mudou. A palavra customização (que veio do inglês customization) só ficou popular há pouco tempo, mas a personalização sempre foi algo feito por muitos.
Nós temos o desejo de mostrar que somos únicos, que temos algo que ninguém tem. E esse é um dos motivos pelo qual as "edições limitadas" fazem sucesso. Existe um certo orgulho de ter algo cobiçado e que outra pessoa não pode ter.
Desde carros customizados, smartphones de ouro e outras ostentações, tudo vale para ter algo único e invejável.
Mas a customização tem também um lado sustentável. Quando pensamos em personalização de algo que já existe, significa dar vida nova ao que está usado ou mesmo velho e assim evitar novas compras. Se levarmos em conta o ciclo de vida do produto como um todo, desde a extração da matéria prima até sua decomposição, é uma forma de aumentarmos a vida útil do produto e gerar menos lixo.
Vivemos um momento em que é importante avaliar o impacto que temos no nosso planeta e, entender qual a nossa participação no problema e na solução é vital.
Dentro desse contexto temos também o upcycling, "movimento slow fashion" ou "movimento maker", que é utilizar a criatividade para dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, sem degradar a qualidade. O upcycling, diferente da reciclagem, visa uma ressignificação de algo que não tem mais valor.
O importante é que o mundo da moda está se movimentando para a conscientização de que a extração constante de matéria prima causa um impacto negativo no planeta a longo prazo e, mostrando que é possível criar novos propósitos para os materiais residuais que estão em abundância em todos os lugares, conseguimos um ciclo mais sustentável de produção.
Sendo customizando uma calça jeans para usá-la por mais tempo, ou comprando um tênis feito com borracha reciclada, ou investindo em produtos feitos com material reciclado como nossas ecobags.
A PACCO tem o compromisso com a sustentabilidade de seus produtos. Nossas bolsas e mochilas possuem material reciclado com alta durabilidade e qualidade.