Nossa geração nunca deu tanta importância ao respirar como nos dias de hoje, por conta de uma pandemia que, infelizmente, tirou o ar de muita gente.
O Oxigênio que nos é fornecido gratuitamente é o elemento mais vital. Em contrapartida parece que nos esquecemos disso. A vida corrida e agitada fez com que nosso padrão de respiração mudasse e as doenças respiratórias ocupassem uma das primeiras posições do ranking dos problemas mais comuns de saúde.
Parece que algo tão natural precisa ser reaprendido. Estamos vivendo cada dia mais em ambientes fechados ou com ventilação artificial.
Vão aí algumas dicas de como usufruir mais deste potente reparador da saúde que é o AR.
- Respire melhor - Sente-se em uma posição confortável e faça uma respiração profunda. Segure o ar por alguns segundos e solte lentamente. - Repita esse ciclo algumas vezes diariamente
- Pratique atividades ao ar livre
- Sinta o vento
- Em casa, mantenha portas ou janelas sempre abertas
I N S P I R E . E X P I R E . R E S P I R E .
O mais fascinante da respiração é a capacidade de tornar o corpo alcalino, que é a bioquímica adequada para que o sistema nervoso se adapte ao ambiente.
Em outras palavras para que o nosso corpo tenha uma boa resposta contra o estresse tanto físico quanto emocional e contra patógenos como vírus, bactérias e fungos que vivem em meio ácido.
O pH vai de 0 a 14 sendo 7 o ponto neutro, abaixo deste número encontramos um ambiente ácido e acima de 7 alcalino. Além disso a acidez no sangue predispõe a várias doenças, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, artrite entre outras.
Estudos apontaram a relação entre a acidez no sangue e a falta de oxigênio na célula como um ambiente propício para a instalação de células cancerígenas.
Uma prática regular de exercícios físicos, meditação e uma boa alimentação são a combinação perfeita para manter o corpo alcalino.
No vídeo abaixo você encontra dicas de como realizar excercíos de respiração.
Texto: Barbara Gobbi
@bagobbi