Pensa em começar a escalar? Separamos 7 razões que podem te incentivar a não perder mais tempo e começar a praticar assim que puder!
Sentimento de Conquista
A escalada é um esporte com um objetivo proposto bem claro e simples, ir do começo ao fim sem cair ("mandar" uma linha). A "cereja do bolo" é que não existe um único caminho para se alcançar o objetivo. Cada pessoa pode escalar uma linha ao seu modo, utilizando o estilo ao qual mais se adequa. Já vi escaladores considerados fracos fisicamente, mas que conseguem "mandar" um boulder/via mais forte que um escalador considerado forte (fisicamente). Isso porque soube escalar com uma técnica que poupava muito suas forças. Escalada se trata tanto de eficiência quanto de força física. A graduação da escalada permite que a noção do progresso seja muito mais palpável. Mas toda conquista está atrelada a um desafio.
Enfrentando desafios
A primeira impressão de muitas pessoas que pensam em começar a escalar é que basta você ser forte para conseguir escalar vias cada vez mais difíceis. Bem, não é bem assim, a escalada não se resume a isso, ela também estimula concentração; memorização e estratégia de como lidar com cada segmento de uma linha além de outros aspectos. Mas os desafios também podem ser interpretados de modo positivo. Muitas vezes, passei por momentos em que estava tão concentrado na minha escalada que consegui me abstrair de todo o resto. Foi uma sensação muito boa. Ótima para aqueles que querem desocupar a cabeça com, por exemplo, preocupações do dia a dia ou rotina cansativa de trabalho.
Superação pessoal
Um dos aspectos que gosto muito na escalada é que o desafio não é com outras pessoas, mas consigo mesmo. Mesmo na escalada competitiva, a sua escalada é muito pouco influenciada pelos outros. Você é o principal ator do seu desempenho. Apesar de toda torcida e apoio dado por amigos que te observam enquanto você escala, no final das contas o grande diferencial é como você lida com a situação. Muitas pessoas acham que escalador não pode ter medo de altura, mas eu, por exemplo, já tive muito medo de subir nas paredes. Para quem pensa em começar a escalar, não existe problema nenhum em ter medo de altura. Ele é um instinto natural, mas isso não quer dizer que ele não pode ser trabalhado. Conforme fui confiando no equipamento, ganhando experiência e confiança na minha própria capacidade consegui lidar muito melhor com o medo, basta você estar disposto a lidar com isso.
Amigos
Apesar da conquista ser individual, a escalada é um esporte social. Sempre que posso, vou para São Bento do Sapucaí, não apenas pela escalada (que por sinal é sensacional) mas pela oportunidade de passar bons momentos com amigos num ambiente natural. Quem já teve essa experiência sabe que há poucas coisas melhores do que poder tomar um café fresco feito numa cafeteira italiana na base de uma rocha.
Condicionamento físico
Por ser um esporte que permite várias soluções para um mesmo problema, a escalada estimula a noção corporal e trabalha praticamente o corpo inteiro. Cada parede é única e cada linha também, o que faz com que o esporte seja muito pouco repetitivo. E ao contrário do que muitos pensam, não são só os membros superiores que são trabalhados. Numa escalada em parede positiva, grande parte do seu peso é descontado sobre os pés. As mãos acabam servindo muito mais para equilibrar seu corpo na parede. Além disso, muitos picos são acessados através de trilhas que, mesmo sendo curtas, dão uma bela cansada considerando o peso da mochila de equipamentos que levamos. Depois de uma trilha dessas você já reconsidera se fará aquela corrida para queimar calorias na segunda feira.
Esporte outdoor
A escalada proporciona muito mais do que apenas o esporte em si. Conforme fui me envolvendo mais e mais com a escalada, vivenciei momentos que a vida urbana não proporciona. Já vi muitas pessoas que começaram a se alimentar melhor motivadas a reduzir o peso para conseguir escalar aquele projeto difícil. O contato com a natureza nos tira da rotina do cotidiano. Com isso, podemos perceber que a vida não se resume a acordar, trabalhar, comer e dormir.
Estilo de Vida
Para quem pensa em começar a escalar, pode-se dizer que o último ponto nada mais é que a combinação dos anteriores. O desafio; os problemas enfrentados (e o aprendizado de como lidar com problemas); o condicionamento físico; compartilhar bons momentos com amigos; viagens; contato com a natureza...tudo isso acaba se tornando um estilo de vida no qual o processo é tão prazeroso que acaba se tornando tão bom quanto a conquista.
Boas Escaladas!
Fonte: Decathlon - André Maeoka F. F.