No ritmo de samba e muita animação, o carnaval é uma das comemorações mais aguardadas do ano. A grande festa representa muito da cultura do nosso país, e por isso, milhares de pessoas saem para as ruas para curtir a folia.
Mas, você deve concordar que bate uma tristeza de ver os chãos cheios de lixo depois que os blocos e desfiles passam, não é? E por isso, o objetivo esse ano é fazer diferente!
Com um pouco de criatividade, podemos manter as tradições e ainda conquistar um saldo positivo com a natureza. Você topa fazer parte dessa mudança?
Dicas de como se preparar para um carnaval sustentável:
Cuide dos seus resíduos
Seu lixo, sua responsabilidade. A latinha ou garrafa que você está usando estão vazias e não sabe onde colocar? Guarde na bolsa e espere até encontrar uma lixeira ou chegar em casa para jogar fora. Essa dica vale principalmente para itens de vidro, afinal, vidro espalhado no chão pode ser muito perigoso!
Na maioria das vezes, você sempre encontrará lixeiras por perto, mas caso isso não aconteça, você não pode simplesmente largar os seus resíduos em qualquer lugar e esperar que alguém recolha. Faça a sua parte!
Leve seu copo
Gere menos lixo levando o seu próprio copo ou canudo de casa. Além de diminuir o consumo de descartáveis, você estará livre dos perigos de dividir seu acessório com pessoas desconhecidas.
Mas se for consumir algum produto descartável, seja consciente! Utilize o mesmo recipiente várias vezes e evite ficar comprando novos.
As garrafas e copos térmicos da PACCO são opções ideais para esses momentos. Os produtos são 100% sustentáveis e mantém sua bebida geladinha durante toda a curtição. Tem coisa melhor?
Reaproveite adereços e fantasias
As fantasias e os adereços são peças chaves do carnaval. Todo mundo se diverte muito escolhendo o que vai usar. Então, antes de jogar fora aquela fantasia que você utilizou uma única vez, que tal tentar customizá-la e transformá-la em outro figurino?
Tente aproveitar o que já tem em casa, personalizando acessórios antigos ou até mesmo fazendo um item do zero apenas com materiais reutilizados. Você também pode incorporar novos detalhes em máscaras, óculos, tiaras e chapéus.
Lembrando que também é uma opção trocar objetos com amigos ou comprar roupas usadas em brechós. Use a criatividade e curta o carnaval a caráter e com sustentabilidade.
Brilho sustentável
Carnaval sem glitter e purpurina não é carnaval! Mas você sabia que os glitters convencionais são feitos de microplásticos - partículas minúsculas de plásticos que, quase sempre, vão parar em rios e são carregados até o oceano? Por isso, não dá para vacilar! Você pode fazer seu próprio glitter caseiro, comprar glitters ecológicos, produzidos com materiais biodegradáveis ou utilizar hidratantes naturais com brilho. Várias marcas produzem esses produtos!
As serpentinas e os confetes também são bem-vindos...Mas atenção!
A tática do brilho também vale para as famosas serpentinas e confetes de carnaval. Ao invés de comprar os prontos, tente fazê-los em casa com um furador de papel. Como base, você pode usar papel reciclado ou até folhas e flores secas recolhidas do chão. Muito legal, né?
Cuide-se
Por fim, além da preocupação em cuidar do planeta, não se esqueça de cuidar de si mesmo! Tome bastante água, use protetor solar e preste bem atenção nas coisas que você come ou bebe.
Com simples iniciativas, é possível aproveitar o carnaval em grande estilo e com a consciência limpa!