Não tem jeito: você passa praticamente a maior parte do dia no trabalho e, mesmo assim, não consegue parar de pensar nas suas tarefas e obrigações quando chega em casa, não é mesmo? Saiba que esse é um hábito nada saudável e que deve ser evitado!
Para aproveitar o tempo livre, seja com a família e com os amigos ou para se dedicar a um hobby, é preciso parar de pensar no trabalho, aprendendo a separar a vida profissional do pessoal.
Se identificou com essa situação e quer algumas dicas para aprender a dizer adeus para as obrigações do trabalho ao sair dele? Então continue a leitura deste post e confira o que preparamos especialmente para ajudá-lo!
8 formas de parar de pensar no trabalho em casa
1. Invista em atividades relaxantes
O que você gosta de fazer que é capaz de proporcionar a sensação de paz e tranquilidade? Pare para pensar um momento nisso e determine uma atividade relaxante para fazer logo ao deixar o trabalho e chegar em casa.
Quando estiver em seu lar, separe um momento para ler um livro, tomar um vinho, escutar música, ver um filme e até meditar. A meditação, por sinal, é uma atividade que pode trazer diferentes benefícios para a sua vida, como diminuir a ansiedade, promover o bem-estar da mente, evitar a dispersão, aumentar a produtividade e fortalecer o sistema nervoso.
2. Crie uma rotina após deixar o trabalho
Você é do tipo que funciona melhor seguindo prazos e cronogramas? Então uma solução para parar de pensar no trabalho é criar uma rotina de atividades para fazer em casa. Dessa forma, quando terminar o expediente, você já começa a se preparar e a pensar nas demandas que fará em casa.
Crie uma lista de todas as coisas que você precisa fazer, como arrumar o armário, preparar o jantar, ler um artigo, passear com o cachorro, passar no supermercado ou padaria para comprar o lanche, buscar o filho na escola, ir à academia etc. Organize cada atividade no cronograma e não deixe de realizá-las.
3. Ocupe a mente com outros pensamentos
Percebeu que está pensando no trabalho? Pare imediatamente! Ocupe a sua mente com demandas pessoais: lembre-se de sonhos, planos e compromissos.
Que tal sentar e começar a planejar a tal sonhada reforma do seu lar? Ou quem sabe a viagem de férias que está sempre sendo deixada para depois? Você, melhor do que ninguém, sabe quais são os assuntos que serão capazes de ocupar a sua mente com mais facilidade.
4. Estabeleça um ritual de transição
Para facilitar a percepção do seu cérebro de que você parou de fazer um tipo de atividade e deu início a outra, estabeleça um ritual de transição ao sair do trabalho. Para perceber o que vai funcionar para você, faça diferentes testes.
Ligue para alguém, escute uma música mais animada ou relaxante - dependendo do clima que você queira entrar -, converse com algum membro da sua família ao chegar em casa e realmente preste atenção no que ele está falando.
Ouvir o que o outro tem a dizer e interagir de volta é uma estratégia muito eficaz, já que tira o foco das suas preocupações profissionais e direciona a sua concentração para o que a pessoa está dividindo com você.
5. Marque um compromisso logo após o fim do expediente
Chame os amigos para sair, faça uma visita a um parente, invista em um curso que seja do seu interesse. O importante é ter uma atividade inadiável e que ocupará a sua mente por completo. De preferência, escolha algo que proporcione prazer, descanso e tranquilidade.
6. Anote todas as suas atividades diárias
Em sua agenda, independentemente de ela ser física ou virtual, anote todas as atividades que deve cumprir ao longo do horário de trabalho. Assim que for finalizando cada uma, marque-as como finalizadas.
Ao adotar essa prática, você terá noção do seu progresso e diminuirá a ansiedade com relação às demandas do trabalho.
7. Separe um momento para programar o próximo dia
Tudo bem. Você gosta de ter controle sobre tudo e faz questão de conferir a sua agenda e compromissos para o dia seguinte ou até mesmo o que terá que fazer ao longo da semana.
Portanto, separe um curto espaço de tempo para se preocupar com as atividades e ter a certeza de que está tudo certo. Pegue a lista de atividades que indicamos para você fazer no último tópico, cheque a sua agenda e as principais demandas e, após esse momento, desligue-se de qualquer obrigação com o trabalho.
De preferência, essa pode ser a sua última atividade antes de deixar a empresa, pois, assim, se sentirá mais tranquilo ao saber que tem tudo bem encaminhado ou tem noção do que deve ocupar a sua atenção nos próximos dias.
8. Não acesse o e-mail profissional em casa
Por mais tentador que seja verificar se você já recebeu uma resposta importante ou ver se chegou alguma mensagem urgente ou se tem algo que você poderia adiantar para o próximo dia, não acesse o seu e-mail profissional em casa.
Após o expediente, qualquer mensagem recebida deve esperar até o dia seguinte, quando você poderá se dedicar totalmente a ela. Em casa, o máximo que ler o e-mail pode causar é deixá-lo preocupado e ansioso.
Cientes de quão benéfica é esta prática, desde o início de 2017 entrou em vigor a lei que garante aos franceses a liberação de não verificar o e-mail profissional durante o período de folga - seja após o fim da rotina de trabalho ou durante as férias. De acordo com o governo, essa medida visa solucionar um problema atual, universal e que prejudica a saúde das pessoas.
Como você pôde perceber ao longo deste post, seguir algumas práticas que contribuem para parar de pensar no trabalho é imprescindível, pois não só faz bem à saúde e ao seu desenvolvimento social, como o torna mais produtivo em todos os âmbitos da vida.
E não se preocupe, se no início parecer difícil abandonar esse hábito, persista. Para que o nosso cérebro se acostume com novos comportamentos, de acordo com algumas pesquisas, é um processo gradual e que leva cerca de vinte dias.
Entendeu a importância de parar de pensar no trabalho ao chegar em casa? Então compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas dicas com outras pessoas!
Fonte: Belluno