Você sabe como a celebração da passagem de ano recebeu esse nome? Confira como o Réveillon passou a fazer parte do nosso vocabulário.
Quando falamos em festas de fim de ano, o que logo vem à mente é o Natal, a celebração do nascimento de Jesus para os cristãos, e o Réveillon, a festa de fim de ano, que comemora a chegada do ano novo. Mas você já parou para pensar no motivo de usarmos a palavra Réveillon? Qual é seu significado?
Um novo começo
O termo Réveillon vem do verbo francês réveiller, que significa acordar, despertar, reanimar. Dessa forma, Réveillon significa o despertar do novo ano, o começo de um novo ciclo, que celebramos ao lado de pessoas importantes.
No início, o termo Réveillon era utilizado para fazer referência à ceia na véspera de Natal. Somente durante o último século é que a festa de fim de ano passou a ser chamada por esse nome.
Veja abaixo algumas curiosidades a respeito dessa festa:
- Os primeiros registros de uma celebração de ano novo remetem à antiga Mesopotâmia, cerca de 4.000 anos atrás. Eram, na verdade, celebrações do fim do inverno e início da primavera
- Outros povos, como os fenícios, egípcios e persas, também celebravam a mudança das estações e o início de uma nova safra de plantações
- Somente em 153 aC os romanos estabeleceram o dia 1 de janeiro como a data para a passagem de ano.
- Diversas outras culturas ao redor do mundo, como os chineses e os habitantes de países com forte influência muçulmana, comemoram a passagem de ano em outras datas.
Este foi um ano de trabalho intenso, desafios e descobertas que nos rendeu imensas conquistas e alegrias. Todas elas só se tornaram possíveis porque tivemos você ao nosso lado!
O final do ano traz a certeza de um ciclo de deveres e sonhos cumpridos e projeta os tantos outros que vão nos alimentar nos 365 dias que chegarão em breve. 2021 promete e será!
Foi um grande prazer passar por 2020 com você!
Que em 2021 possamos estar ainda mais perto e juntos.
A PACCO lhe deseja um Feliz Ano Novo!
Fonte:
Artigo Hotéis Deville