Desperte para um novo ciclo Lendo Você é responsável pelo seu lixo - e pelo planeta 4 minuto Próximo Curta a folia de carnaval com práticas sustentáveis

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil alcançará uma geração anual de lixo de 100 milhões de toneladas em 2030. Esse número é assustador, não é?

E fica ainda pior quando sabemos que somos nós os responsáveis por isso!

Quando o assunto é sustentabilidade, reduzir o lixo não é apenas uma boa prática, e sim, uma questão de sobrevivência para nós e para o nosso planeta!

E com o Carnaval chegando logo aí, é hora de dobrar a atenção quanto a quantidade de resíduos que produzimos. Afinal, é inevitável não se deparar com muito lixo jogado nas calçadas, asfaltos, praças e praias durante a festividade.

Mas é possível aproveitar a folia e, ao mesmo tempo, ter atitudes sustentáveis? Pode apostar que sim! Clique aqui e veja o artigo completo que produzimos sobre esse assunto!

E como podemos, então, cuidar do nosso próprio lixo no dia a dia? A resposta para essa pergunta é ainda mais simples e você vai conferir as nossas dicas a seguir:



Evite o uso de descartáveis

O primeiro passo para reduzir lixo e consumir de maneira mais consciente é evitar, sempre que possível, o uso de itens descartáveis e embalagens de plástico. O longo tempo de decomposição é um dos principais problemas desses resíduos, que contaminam o solo e prejudicam a saúde humana, além de ameaçar a vida marinha ao ser destinado aos oceanos.

As garrafas e copos térmicos da PACCO são uma excelente opção para substituir os descartáveis e ajudar o meio ambiente. Além de trazer mais conforto para o seu dia a dia, são produtos duráveis que não precisarão ser substituídos durante muito tempo.

Mudar a forma de consumir é uma questão de hábito!



Reaproveite o seu lixo

Está pensando em jogar algum material fora? Procure antes uma maneira criativa de reutilizá-lo. Muitas vezes, é possível encontrar novas aplicações ou utilidades para coisas antigas, proporcionando a elas uma segunda vida e diminuindo o desperdício.

Papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas e potes podem se tornar objetos de decoração, enfim... São inúmeras as possibilidades.

E se você tiver alguma roupa, brinquedo ou outro item que não deseja utilizar mais e que esteja em bom estado, aproveite para fazer uma doação a quem precisa!


Recicle 

É muito importante que você separe os resíduos gerados em sua residência entre: plástico, vidro, papel, metais e orgânico, para que eles sejam encaminhados e tratados mais facilmente nas estações de reciclagem.

Fazendo a sua parte, esses resíduos poderão retornar a cadeia de valor para se tornarem novos produtos e você estará colaborando para a menor exploração dos recursos naturais existentes.

 




Pratique o consumo consciente

Antes de comprar algum produto, pense bem se você realmente precisa dele. Se a resposta for não, resista a tentação. Leve também em consideração a origem do objeto, privilegiando os selos de orgânico, vegano, cruelty free e sustentável. 

Lembre-se também de otimizar ao máximo o uso do produto para prolongar a sua vida útil e não se esqueça de realizar o seu descarte de forma adequada quando chegar a hora.

A mesma dica também vale para os alimentos. Escolha comprar sempre a quantidade ideal de consumo e observe bem a data de validade para evitar desperdícios. Mas não esqueça de que você sempre pode encontrar novas receitas na internet para reutilizar algum alimento caso ele sobre.

Agora que você está por dentro de todas essas ações, você está pronto para se responsabilizar pelo lixo que produz? 

Fonte: CNN Brasil