A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NA INFÂNCIA
Viver em uma grande cidade oferece várias comodidades, mas também traz algumas desvantagens. A maior delas talvez seja a falta de verde e o pouco contato com a natureza. Por mais que uma cidade grande ofereça parques ou esteja a poucos quilômetros de distância do campo ou da praia, a correria do dia a dia acaba fazendo com que se passe muito pouco tempo em contato com o meio-ambiente.
A consequência disso é ainda maior para as crianças, que acabam crescendo sem uma relação mais próxima com as plantas, animais e o ar puro. A proximidade com a natureza auxilia no desenvolvimento dos pequenos e é importante para que as crianças cresçam mais saudáveis e felizes. Atividades simples como ver o pôr do sol, fazer uma trilha em meio às árvores, colher frutas do pé ou ter contato com bichos que não são comuns nas grandes cidades podem auxiliar muito no desenvolvimento infantil
Reunimos aqui algumas razões pelas quais você deve considerar levar seu filho ou filha para mais perto da natureza sempre que possível:
1. O contato com a natureza estimula o sensorial. Por mais que uma criança que cresça em uma grande cidade esteja repleta de estímulos, como assistir TV, brincar com equipamentos eletrônicos e computadores, ou estar sempre em contato com novas tecnologias, muitas vezes estimulam pouco os sentidos.
2. Quando as crianças estão perto da natureza elas são estimuladas a descobrir coisas novas: andam com o pé no chão, perceber a cor e a textura e o cheiro das frutas e das plantas, entram em contato e interagem com animais que não são comuns na cidade, entre outras coisas. Fazer com que seu filho passe um tempo junto à natureza pode ajudar bastante no seu desenvolvimento.
3. Estar junto a natureza estimula hábitos saudáveis. Quando as crianças estão junto à natureza elas se sentem naturalmente mais livres. Por isso, acabam sendo estimuladas a correr, a brincar mais, a explorar o ambiente e até a nadar, enfim, a se movimentar mais de uma maneira geral. Crianças que criam o hábito se movimentar mais, acabam crescendo mais saudáveis e sofrem menos com problemas de saúde, como o sobrepeso, por exemplo.
4. Um tempo junto à natureza melhora o entendimento do mundo. Crianças que crescem em cidades grandes podem ter contato com muita informação, mas acabam crescendo em um universo um tanto restrito. Não é incomum ouvir relatos de crianças que não entendem exatamente de onde vem a sua comida, por exemplo. Passar um tempo perto da natureza expande os horizontes dos pequenos e faz com que eles consigam entender melhor como o mundo funciona: de onde vêm as frutas e verduras que eles comem nas refeições, de onde vem a carne ou o leite que eles consomem diariamente, como é a rotina de alguém que não vive em uma grande cidade, entre várias outras coisas. De uma maneira geral, o contato com a natureza faz com que o seu entendimento de mundo se expanda.
Estar perto da natureza relaxa e faz bem para todos. Seja para as crianças ou adultos, uma coisa é certa: estar cercado pela natureza recarrega as energias. Passar um tempo na praia, no campo ou até mesmo no parque é uma ótima maneira de desacelerar o ritmo pesado de quem mora em uma cidade grande e ainda deixar a convivência em família ainda mais próxima. Tem coisa melhor do que se desligar das obrigações e passar um tempo relaxando com as crianças, aproveitando essa época mágica que é a infância?
Aproveite intensamente esses momentos com os pequenos, leve a PACCO junto com você e garanta a curtição do dia todo sem ter que se preocupar com a hidratação da família ou onde levar as comidinhas!
Fonte:
Dona Francisca Hotel Fazenda