Paccoby
O Dia dos Supermercados é comemorado anualmente em 12 de novembro. A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do supermercado.

O supermercado é o lugar onde a maioria das pessoas faz suas compras, pois reúne todos os produtos necessários para o consumo, como carnes, legumes, peixes, cereais, pães e dezenas de outras coisas, incluindo objetos de decoração, roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

Em um passado considerado próximo, todas as compras eram feitas apenas pessoalmente. Mas aos poucos a tecnologia foi entrando neste segmento e invadindo suas principais tarefas. Ou seja, se antes as empresas decidiam como e onde vender, hoje os consumidores possuem mais voz e poder de decisão.

Paccoby
Paccoby
A mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro ligou o alerta em supermercados que ainda não estão 100% prontos para oferecer compras online. Com a pandemia, muitas pessoas passaram a comprar alimentos pelos sites e aplicativos de supermercados.

Sendo um facilitador no dia a dia de consumidores e lojistas, o setor de delivery tem alcançado outras verticais da economia. E não é por menos, uma vez que as entregas a domicílio eliminam barreiras de consumo e a necessidade de locomoção.

Números da Abcomm apontam que houve um aumento de 270% nos pedidos de supermercado via delivery durante a pandemia, em 2020. Outra pesquisa da Webshoppers, elaborada pela Ebit Nielsen e empresa Elo, mostrou que 72% dos consumidores começaram a usar ou aumentaram a frequência de uso dos aplicativos de entrega e que, além disso, o segmento de supermercados registrou um aumento de 14% de novos consumidores.

Paccoby
De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos brasileiros pretendem comprar mais vezes pela internet, usando sites e aplicativos, mesmo em um cenário de pós-pandemia. Além de buscar novos clientes, a pesquisa mostra que o desafio das operações supermercadistas no ambiente online será oferecer ao consumidor online experiências cada vez mais próximas da loja física.

A chegada de 2021 trouxe para as operações supermercadistas a necessidade imediata de evolução no cenário digital, assim como fortaleceu aquelas que já ofereciam um serviço de qualidade no ambiente digital. Hoje, o desafio para as empresas do setor é absorver o volume de pedidos, ampliar o raio de entregas e minimizar os prazos de entrega o quanto for possível.


Fonte: Calendarr, Agencia Platz, Apas Show, Delivery Much