Hoje, dia 08 de março, não é um dia comum. É comemorado o Dia Internacional da Mulher, e essa celebração tem uma grande importância, pois marca a lembrança de uma data que busca sempre trazer à tona a busca da igualdade perante todas as mulheres do mundo.
Sabemos que por mais que a luta feminina esteja cada dia mais forte, não é fácil ser mulher, mas cada conquista deve ser comemorada aos poucos. E que bom, que hoje podemos ter mulheres representando a sociedade nas mais diversas áreas.
Sustentabilidade no universo da mulher
Com o espaço que as mulheres ganharam dentro de todas as áreas, na sustentabilidade, também temos uma grande parcela no impacto da mudança de pensamento.
O dia a dia da mulher saudável, é como um dia a dia de uma mulher comum, a diferença, é que, ela se empodera pensando além do seu eu, e sim procurando impactar de forma positiva o mundo e as futuras gerações com atitudes mais sustentáveis.
Impacto na produção de resíduos
Sabemos que essas pequenas atitudes, quando unidas, fazem um grande efeito que impacta o mundo todo. Ao usar produtos descartáveis que levam muitos anos para se decomporem no ambiente, ocorre um grande acúmulo de resíduos sólidos.
Com o acúmulo desses resíduos, muitos não são descartados da maneira correta, com isso, seus impactos no ambiente se tornam ainda mais negativos. Eles ajudam a entupir bueiros, poluir rios e mares, prejudicam a fauna e flora local, além de poluírem visivelmente o local.
Ao optar por substituir produtos descartáveis, bem como por outros que são feitos de materiais mais sustentáveis, você evita que haja esse acúmulo de resíduos, e ainda faz com que mais e mais pessoas se inspirem em suas atitudes.
IGUALDADE DE GÊNERO HOJE PARA UM AMANHÃ SUNTENTÁVEL
O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano DE 2022 é "Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável".
A data reconhece a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.
O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI, aponta a ONU Mulheres.
As questões de mudança climática e sustentabilidade tiveram e continuarão a ter impactos severos e duradouros em nosso meio ambiente, desenvolvimento econômico e social. Aqueles e aquelas que estão entre os mais vulneráveis e marginalizados sofrem os impactos mais profundos.
As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas como mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais que as mudanças climáticas mais ameaçam.
Ao mesmo tempo, mulheres e meninas são líderes e agentes de mudança eficazes e poderosos para a adaptação e mitigação do clima. Elas estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, e sua participação e liderança resultam em ações climáticas mais eficazes.
Continuar a examinar as oportunidades, bem como as restrições, para capacitar mulheres e meninas a terem voz e serem participantes iguais na tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento sustentável e maior igualdade de gênero.
Fonte: Ekological, ONU.