Paccoby
Você já viveu a experiência de viajar sozinha? Sei que é um tema muito sensível para muitas mulheres e se você chegou até aqui provavelmente é uma viajante solo ou uma mulher que quer descobrir como viajar sozinha.

Por muitos anos fomos ensinadas que o mundo era o lugar dos homens e que deveríamos esperar por eles para viajar. E não falo apenas da época em que as mulheres eram consideradas civilmente incapazes, mas da sociedade em que vivemos atualmente.
Paccoby

Se você é uma viajante solo, talvez já deva ter escutado frases como: "Mas e o seu namorado/marido deixa?", "Coitadinha, é tão solitária que precisa viajar só", "Aposto que está indo encontrar algum homem".

Quando, na verdade, viajar sozinha é estar completa de si mesma. É ter amigos, família e até mesmo namorado/marido e escolher a sua própria companhia para aquele momento.
Paccoby
Viajar sozinha é mesmo para mim?

Viajar sozinha é para todas as que querem! Isso mesmo! Viajar solo pode ser para todas, mas não precisa ser para todas as mulheres.

Precisamos ter direito a escolher e decidir qual estilo de viajantes nós somos e nenhuma mulher será mais ou menos empoderada pelo estilo que ELA escolher. Mas como saber se eu quero mesmo desbravar o mundo sozinha?

Bom, o primeiro passo é sentir vontade. Mas antes de você sair por aí atravessando o mundo sozinha, vou te propor um teste:

Seja uma viajante solo na sua própria cidade por um dia! Acorde, tome um bom café da manhã, coloque uma roupa bem bonita e vá para algum ponto turístico da sua cidade.

Chegando lá esqueça qualquer preconceito e julgamento, se sinta uma verdadeira turista, tire fotos, converse com pessoas, peça para outras pessoas te ajudarem com as fotografias.

Depois vá para algum restaurante/café e peça uma mesa para um e desfrute da sua própria companhia.

Chegando em casa avalie os seguintes pontos: como eu me senti? Me senti muito solitária? Achei desagradável? Me senti bem?

Caso as respostas não cheguem de imediato faça outros programas sozinha para ir ganhando confiança. Quem sabe um fim de semana em uma cidade vizinha não é a melhor forma de começar a viajar sozinha do que viajar para a Tailândia?
Paccoby
Como planejar minha viagem

A grande vantagem de uma viagem solo é ter a liberdade de planejar e programar nosso próprio roteiro, fazer exatamente tudo que a gente sonhou. A decisão é apenas nossa!

Ao planejar e organizar a sua viagem você deve pesquisar bastante sobre os locais que irá visitar. É importante saber sobre a cultura local daquele lugar, como o povo se comporta, as vestimentas, como é a segurança nas cidades visitadas, como se locomover.

Quanto maior o nosso conhecimento sobre o local, menores são as chances de nos colocarmos involuntariamente em situações de perigo.

Ao percebermos, por exemplo, que uma atração turística fica em um local isolado da cidade, encaixaremos a sua visita para o turno da manhã, evitando visitar o local no período da noite.
Paccoby
Viajar sozinha não significa estar sozinha

Uma viagem sozinha não é sinônimo de solidão ou de que estará sozinha durante toda a viagem, mas sim de poder escolher (ou não) pela solitude naquele instante.

Esse tipo de viagem te dá liberdade de se conectar mais facilmente com outras pessoas (viajantes ou locais), de ter trocas inesquecíveis e que tornarão a viagem ainda mais especial.

Ao ter contato com as experiências e ao olhar do mundo visto pelo outro, você começará a entender um pouco mais sobre as diferentes formas de vida, as diferentes culturas e da beleza desse mundo plural.


Fonte: Viagem e cura