A PACCO acredita que pequenas iniciativas podem transformar o mundo à nossa volta e consequentemente o planeta todo! Dessa forma a PACCO é uma empresa engajada em projetos que seguem por esse caminho. Você pode acompanhar todos eles aqui.

Por isso nos unimos à uma solução em logística reversa que é condizente com as nossas crenças faz muito sentido, além de ser gratificante.

Desde 2017, a PACCO é parceira da Eu Reciclo, uma empresa fundada em 2016 com o propósito de oferecer soluções para logística reversa de embalagens, priorizando conceitos como sustentabilidade, transparência e inclusão. Eles criaram um selo que foi idealizado para solucionar duas questões principais:

* A destinação final de embalagens geradas por empresas;
* A marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem.

Com o auxílio da New Hope Ecotech, uma outra empresa que é líder no setor de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil, eles desenvolveram uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem, e assim criaram o selo "EuReciclo".

Mas como o selo funciona?

Quando ele é impresso em uma embalagem, o selo certifica que aquela empresa destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. (PNRS). O objetivo maior da iniciativa é elevar as taxas de reciclagem no país.

Paccoby

De tempos em tempos recebemos um relatório com os dados do nosso impacto nessas questões.

O relatório de impacto da Eu Reciclo traz o resultado ambiental, o social e o financeiro proporcionados pela solução de logística reversa de embalagens pós-consumo do selo. O principal objetivo é tangibilizar o impacto resultante do investimento realizado pelas empresas aderentes ao selo, para além do cumprimento das determinações legais definidas na PNRS.

A certificação do selo EuReciclo possui externalidades positivas relevantes para a cadeia de reciclagem no Brasil, avaliando os impactos dos três pilares da sustentabilidade.

No quesito ambiental, são criados incentivos financeiros por meio da remuneração dos operadores pela coleta e triagem dos resíduos, tornando a atividade mais atrativa em termos de investimento. Como resultado, o aumento da demanda por certificados de reciclagem exige uma ampliação na capacidade dos operadores, aumentando também a quantidade de material reciclado.

No quesito econômico, a solução simples e acessível do selo EuReciclo permite que mais empresas se adequem à legislação ambiental e adotem soluções de logística reversa, ampliando a remuneração dos operadores e consequentemente sua capacidade operacional, destinando mais investimentos para a cadeia de reciclagem.

No quesito social, os catadores de material reciclável e os colaboradores das cooperativas passam a ser remunerados pela coleta e triagem dos materiais, aumentando sua renda. Assim, essas pessoas que tanto contribuem para a cadeia de reciclagem (hoje responsáveis pela coleta de 90% de todos os resíduos recicláveis), mas que vivem em situação de vulnerabilidade e insalubridade, conquistam melhores condições de vida.

Confira abaixo um resumo do nosso relatório de impactos do selo eureciclo no ano de 2020:

Papel foi o material que mais reciclamos (visto que nossas embalagem são 100% de derivados deste material),  na região do estado de Sâo Paulo, nos anos de referência da análise (2020).  O valor da quantidade total de embalagens que comercializamos neste ano foi 2,269Kg, desta quantidade 500Kg foram reciclados pelos operadores de triagem, e a cooperativa mais impactada pelo nosso comprometimento foi a Cooperativa De Agentes Ambientais Mãos Dadas em Ribeirão Preto.

Paccoby

Nossa meta sempre será aumentar a capacidade de reciclagem, reduzindo cada vez mais a produção de descartáveis e continuaremos a buscar outras formas de aprimorar nossos processos tornando-os o mais sustentáveis possíveis.

Com pequenas mudanças, podemos transformar a qualidade de vida de muitas pessoas e gerar um impacto menor durante a nossa vida na Terra. Vamos juntos promover essa iniciativa e continuar na luta por um mundo ainda melhor!

Confira mais no Blog Eu Reciclo